Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos encerra com homenagem aos presidentes de entidades representativas
O 31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos foi encerrado hoje, em Brasília. Com o tema Convergir para Evoluir trouxe temas alinhados aos desafios atuais do setor e discussões organizadas em trilhas de desenvolvimento, buscando envolver os participantes em torno de objetivos pertinentes aos profissionais ligados à saúde, principalmente aos gestores de instituições hospitalares.
Em carta de encerramento da CMB, realizadora do Congresso, “o evento consolidou o protagonismo das instituições filantrópicas na transformação em curso na saúde e demonstrou que o direito do brasileiro à saúde está condicionado ao bom funcionamento desse sistema. Foi mais uma oportunidade para as instituições renovarem o compromisso com a defesa dessa prerrogativa fundamental da população. O evento também ficou oportunamente associado à uma das maiores conquistas da história da rede filantrópica, por conta da aprovação por unanimidade do Projeto de Lei 1435/22, que determina a revisão anual dos valores para a remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS)”.
A presidente da FEHOSC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, destaca a importância do evento: “o Congresso promovido pela CMB é de valoroso apoio às entidades, pois congrega participantes com o mesmo objetivo, tornando a discussão muito enriquecedora e propositiva, o que nos dá mais energia para lutar pelos nossos hospitais”, afirmou.
O presidente da AHESC, Maurício José Souto-Maior ressalta que “estes momentos de sinergia são fundamentais para que possamos encontrar soluções conjuntas para problemas que afetam os hospitais prestadores de serviço de todo o país. Tivemos grande participação de gestores e representantes de diversas unidades hospitalares catarinenses, mostrando a nossa preocupação em trazer melhores estratégias e, de fato, buscarmos o melhor para os hospitais”, disse.
No final do evento, os presidentes das entidades representativas estaduais ligadas à CMB receberam uma homenagem.