Foi realizada na tarde desta terça-feira, 22 de fevereiro, a segunda reunião on-line das entidades AHESC-FEHOSC, promovida pelo Grupo de Trabalho da Política Hospitalar Catarinense (GT-PHC) com hospitais de Alta Complexidade. Dessa vez a discussão foi com unidades de referência em serviços de Ortopedia e Neurologia (porte IV, V e VI).
A reunião contou com a participação da presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz, representando também o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, que teve sua ausência justificada por motivo de doença; também contou com o assessor jurídico e coordenador do GT-PHC, Dr. Paulo Henrique Góes, além de gestores de hospitais de Blumenau, Caçador, Mafra, Tubarão, Criciúma, Chapecó, Lages, Concórdia e Joaçaba. O objetivo da discussão foi alinhar as dificuldades comuns dos hospitais para futuras providências junto a Secretaria de Estado da Saúde.
A presidente Ir. Neusa L. Luiz iniciou a reunião cumprimentando os participantes e ressaltando a importância da realização dos encontros para tratar de dores comuns que envolvem a PHC. “Estamos aqui para expressar nossas dores, fortalecer a esperança e buscar alternativas em conjunto devido ao descontentamento com muitos pontos da política, pois temos oferecido serviços da melhor forma possível e ao mesmo tempo sofremos com a falta de reconhecimento ou de entendimento. Destaco o quanto foi, e está sendo positiva essa construção conjunta entre as entidades e o diálogo com a SES, assim como o excelente trabalho desse Grupo, sob a coordenação do Dr. Paulo Henrique”, finaliza.
Na oportunidade, os diretores relataram suas angústias, dentre as quais destacam-se a judicialização de medicamentos; Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME; a defasagem da tabela SUS; leitos de UTI e Mutirão de Cirurgias Eletivas.
As próximas especialidades discutidas serão Cardiovascular, Endovascular e Neurovascular, na sexta-feira 25 de fevereiro.