Um jantar realizado na noite dessa quarta-feira (17), em Brasília, marcou a posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Saúde, uma das mais representativas e poderosas do Congresso Nacional, que reúne cerca de 300 deputados e senadores de todos os Partidos Políticos. O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) assumiu como novo presidente e irá cumprir um mandato de dois anos. O parlamentar ressaltou que a FPS é absolutamente suprapartidária e só carrega uma bandeira, a da defesa da saúde.
Perondi já vinha exercendo a presidência da Frente Parlamentar da Saúde desde o dia 28 de abril, quando foi eleito por aclamação por seus integrantes. Na ocasião, também foram escolhidos os três vice-presidentes, os deputados Roberto Britto (PP-BA), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e Cida Diogo (PT-RJ).
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, prestigiou a posse e ressaltou o estilo “trepidante” de Perondi, que sempre tem dado resultados positivos nas lutas da Frente Parlamentar. O antecessor de Perondi, Rafael Guerra, também elogiou o espírito combativo de Perondi, que “graças a seu temperamento gaúcho, sempre esteve à frente nas manifestações em prol da saúde”.
Perondi, por sua vez, ressaltou o ótimo trabalho de Temporão à Frente do Ministério, que melhorou todos os índices da saúde no Brasil, e Rafael Guerra, que democratizou a Frente Parlamentar e permitiu que as entidades nacionais do setor também participassem das reuniões, inclusive opinando. Perondi ainda traçou as duas grandes prioridades da Frente Parlamentar da Saúde para este ano: a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que resolve os problemas de financiamento da saúde, e a reforma tributária, que precisa ser feita com justiça social. “Não se pode acabar com as fontes exclusivas e nem colocar limites para as demandas sociais”, defendeu Perondi.