Foi aberto nesta quarta-feira, 02 de maio, em Chapecó, mais uma edição do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, tendo como destaque a 1ª mostra “Brasil Aqui Tem SUS”. O presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Hilário Dalmann, representando as entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, compôs a mesa na abertura oficial do evento. O Congresso segue até o dia 4 (sexta-feira), debatendo as necessidades de aprimoramento do setor e os rumos da saúde pública na região e no país.
Em seu discurso durante o evento, Dalmann ressaltou a importância das parcerias com os municípios, e da prestação do excelente serviço de hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS.
Organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS SC, com apoio da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, o evento discute sobre “A nova modalidade de repasse do financiamento do SUS e a interface com o planejamento”, “A atualização em influenza – 100 anos da gripe espanhola”, “A regulamentação da nova política da atenção básica – assistência e o financiamento”, “Informação em saúde estratégia DIGISUS/E-SAÚDE”, “A política de regulação no sistema único de Saúde em Santa Catarina e os consórcios”, e “Atualizações na gestão da assistência farmacêutica”.
Amanhã pela manhã, 3 de maio, as entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, participarão de uma reunião com o secretário da Saúde, Acélio Casagrande e representantes de hospitais do Oeste. Estarão presentes no encontro, o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, da FEHOESC, Tércio Kasten, e da FEHOSC, Hilário Dalmann, acompanhados do diretor-executivo da AHESC-FEHOESC, Braz Vieira. O encontro idealizado pelas entidades hospitalares irá tratar sobre contratualização dos hospitais e esclarecimento de dúvidas referentes à gestão das unidades.