Nesta terça-feira, 26 de julho, o Presidente da AHESC, Maurício Souto-Maior e a Presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz, se reuniram virtualmente com o subgrupo de Trabalho da Política Hospitalar Catarinense das entidades AHESC-FEHOSC, coordenado pelo Assessor Jurídico, Dr. Paulo Henrique Góes, para elencar as principais preocupações e dúvidas que envolvem a PHC, desde a sua implementação no início deste ano.
Dentre as principais questões apontadas estiveram a preocupação dos hospitais quanto ao cumprimento de metas de Cirurgias Eletivas, às demandas atrasadas, ao fluxograma, a renovação de contratos, entre outras dúvidas dos gestores quanto à PHC. Lembrando que esses e outros pontos já foram apresentados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) através de 03 ofícios enviados pelas entidades AHESC-FEHOSC, desde novembro do ano passado.
Durante a reunião, foi definida a realização de uma análise retrospectiva do que funcionou e do que não funcionou nos últimos 6 meses de PHC. Quanto às Cirurgias Eletivas, a preocupação dos gestores é com a falta de leitos de UTI e de medicamentos necessários para as CEs, bem como algumas questões sobre os critérios estabelecidos para a fila dos pacientes que aguardam por cirurgia.
Muitas questões da Política ainda não estão claras para os gestores. A ideia do Grupo é que cada hospital registre as suas dificuldades para compor a documentação que será apresentada ao Secretário em uma futura reunião.
O coordenador do Grupo de Trabalho sugeriu que o Grupo se reúna quinzenalmente para discutir pontos específicos da PHC.