As entidades hospitalares AHESC e FEHOSC estão elaborando, junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) um Termo de Cooperação Técnica na área de fiscalização. Na tarde de quinta-feira, 9 de setembro, o secretário executivo das entidades, Leonardo Fretta, esteve reunido na sede do Conselho, com membros do Crea-SC e da Secretaria de Estado da Saúde, para alinhar o documento, que visa dar suporte aos administradores hospitalares e segurança aos trabalhadores e pacientes das unidades de Saúde do estado.
Participaram da reunião o presidente do Conselho, Eng. Civil e Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier, a vice-presidente, Engª. Sanit. Amb. e Seg. Trab. Fernanda Maria Felix Vanhoni, o assessor de Relações Institucionais, Eng. Civil Flávio Schäfer, o gerente de Fiscalização do CREA-SC, Eng. Amb. Ingo Eugênio Dal Pont Werncke, e o gerente de Projetos, Obras e Manutenção da Secretaria de Estado da Saúde e também inspetor do Crea-SC, Eng. Luiz Carlos Marinho Cavalheiro, que fará a interlocução com as unidades hospitalares mantidas pelo governo do estado.
A criação do Termo de Cooperação tem como objetivo informar com antecedência as unidades hospitalares sobre a fiscalização dos profissionais engenheiros. Uma parceria visa dar segurança aos administradores de unidades hospitalares, dando apoio à questões técnicas relacionadas a obras, manutenção de equipamentos e estrutura, a fim de aumentar o nível de segurança dos usuários e profissionais da Saúde.
Um canal de atendimento entre o Crea-SC e AHESC-FEHOSC também será formalizado, para facilitar a comunicação entre hospitais e Conselho, tendo em vista as eventuais dúvidas dos diretores hospitalares com relação às fiscalizações.
O estreitamento entre as entidades iniciou em agosto com a visita do presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, ao Crea-SC para conversar sobre a fiscalização coordenada que o Conselho realiza até novembro em 200 unidades de saúde do estado.
A fiscalização em hospitais já é uma rotina do Crea-SC, mas uma demanda do Confea determinou que todas as regionais do país realizassem essa ação coordenada.