As entidades hospitalares, AHESC e FEHOSC, realizaram na tarde desta quinta-feira, dia 19 de agosto, uma reunião virtual com diretores hospitalares e o Ministério da Saúde, para discutir e alinhar necessidades e sugestões de melhorias da Saúde Mental, que está inserida na Política Hospitalar Catarinense. Participaram da reunião, o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, a presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz, o secretário executivo da AHESC-FEHOSC, Leonardo Fretta, o assessor jurídico das entidades, Dr. Paulo Henrique Góes, o superintendente do MS/SC, Rogério Ribeiro, a analista técnica de Políticas Sociais do MS/SC, Mariana Schorn, e 51 diretores hospitalares do estado.
Dentre os principais assuntos e necessidades levantadas pelos diretores, estiveram a habilitação de novos leitos psiquiátricos adulto e pediátrico; o aumento dos valores de financiamento, que estão represados por cerca de duas décadas; a necessidade do fortalecimento da rede de acompanhamento pós-alta do paciente, assim como o suporte do governo nas capacitações referentes ao atendimento nas alas de psiquiatria.
As entidades irão disponibilizar um questionário aos hospitais com perguntas sobre a quantidade de leitos que estão à disposição de cada unidade, as habilitações e as pretensões de habilitações, para que os resultados dos levantamentos sejam repassados ao coordenador da Política Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Rafael Bernardon Ribeiro, durante reunião agendada para acontecer no dia 31 deste mês, também por videoconferência.