A Presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina- FEHOSC, participou como convidada especial, da 9ª edição do Congresso Integra Saúde, realizado nesta quinta-feira, 02 de junho, em Belo Horizonte. A presidente participou de forma virtual, devido a impossibilidade de participar presencialmente por conta da ocorrência de fortes chuvas na região, provocando o cancelamento do seu voo. O evento é realizado pela FEDERASSANTAS – Federação Das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, e reúne todos os anos, dirigentes das mais de 300 instituições filantrópicas mineiras de Saúde, juntamente com as principais lideranças e autoridades estaduais e nacionais.
A Presidente, Ir. Neusa participou como integrante da mesa que abordou o tema “Políticas de atenção hospitalar e a construção do financiamento tripartite”, onde, pela vasta experiência à frente da Federação na representatividade e apoio ao setor filantrópico, falou sobre a Política Hospitalar Catarinense (PHC) que é referência no país, contando a história da sua construção, que foi através de uma forte parceria entre FEHOSC, AHESC – Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina e SES – Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Ir. Neusa ressaltou a criação de grupos técnicos de trabalho pelas entidades FEHOSC-AHESC para discutir pontos específicos da Política Hospitalar.
“A Política é uma construção e passa por avaliações constantes, sendo compromisso das entidades participar ativamente desse processo”, enfatiza. Destacou também que a PHC é um incentivo que tem ajudado grandemente os hospitais, e que salvou muitas unidades da crise causada pela pandemia. “Fico feliz em saber que através das entidades FEHOSC-AHESC, o modelo de gestão da Saúde de Santa Catarina esteja servindo de exemplo para outros estados”, finaliza.
O intuito do Integra Saúde é reforçar a relação das instituições filiadas, com representantes do poder público-executivo, legislativo, judiciário e os principais atores do setor da Saúde, através da união e diálogo, assim como propõe a busca contínua por novas alternativas para a manutenção da assistência de qualidade e a gestão eficiente dos recursos destinados à atenção hospitalar.