Visando a ampliação de leitos e atendimentos de saúde mental e cuidados prolongados da região, ocorreu hoje a inauguração da nova ala do Hospital Dra. Izolde Rubner Dalmora, de Lindóia do Sul, no oeste do Estado. As entidades AHESC, representada pelos diretores, Fábio Ivonei Lunkes e Amauri Zardinello, e FEHOSC, com a presença da Presidente Irmã Neusa Lúcio Luiz, participaram da solenidade no auditório da unidade nesta tarde. O novo espaço contará com 16 leitos.
Além da ampliação, ocorreu também a reforma e modernização de outros 16 leitos, qualificando ainda mais o serviço de saúde prestado à comunidade da região. O hospital é referência em cuidados prolongados (UCP) em todo o Estado, sendo uma das pioneiras neste tipo de atendimento especializado em Santa Catarina e, também, na linha de suporte da saúde mental, especialmente infanto-juvenil, com uma equipe multidisciplinar e infraestrutura adequada na unidade.
Com a inauguração, o Hospital, que atende 96% SUS, passa a contar com 80 leitos, sendo 30 UCP, 20 para saúde mental, 3 de estabilização, 11 leitos clínicos e os 16 recém-inaugurados.
Para a presidente da FEHOSC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, a ampliação é importante para aumentar o número de atendimentos na região: “cada vez mais vemos a necessidade de cuidado especializado em relação à saúde mental. É uma enfermidade que atinge muitas pessoas e precisa de atendimento ágil e qualificado, então esta inauguração traz uma grande contribuição para a região”, disse.
O diretor da AHESC, Fábio Ivonei Lunkes, representando o presidente da entidade, Maurício Souto-Maior, no evento, reforça afirmando que “é fundamental um olhar mais atento e, principalmente, investimento na área da saúde mental, para que o serviço seja cada vez mais qualificado e ampliado, abrangendo todo o Estado”.