O presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, e a presidente da FEHOSC, Irmã Neusa Luiz, e o assessor jurídico das entidades, Dr. Paulo Henrique Goes, promoveram uma reunião nesta terça-feira (08/06), com a comissão de trabalho composta por diretores hospitalares para o levantamento e compartilhamento de informações pertinentes trazidas pela dificuldade dos hospitais com a Política de Saúde Mental. Sendo a Saúde Mental um dos critérios da Saúde Hospitalar que tem gerado conflito, devido à falta de estrutura das unidades e o baixo financiamento para a adaptação e ampliação de leitos psiquiátricos.
Além da participação dos 15 diretores das entidades que integram a Comissão Especial, representando os 130 hospitais associados, a reunião também contou com a presença dos representantes do COSEMS, Fábio Antônio de Souza e Clemilson de Souza; da Secretaria de Estado da Saúde, a superintendente de Planejamento em Saúde, Carmem Regina Delziovo; o gerente de Articulação das Redes de Atenção à Saúde, Marcus Aurélio Guckert; a diretora de Atenção Primária de Saúde, Jane Laner Cardoso; do Ministério da Saúde, Heide Gauche e da coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Marina Cadore Coutinho.
Durante a reunião, as entidades fizeram apontamentos e questionamentos que foram prontamente respondidos pelo corpo técnico da SES e Ministério da Saúde. Diante dos esclarecimentos, um próximo encontro com o mesmo grupo será realizado para apontamentos específicos das demandas por parte dos hospitais, para que sejam apresentadas, avaliadas e, posteriormente, encaminhadas ao Secretário da Saúde.