Na noite desta quarta-feira, 05 de janeiro,o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, promoveu uma videoconferência com a Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC), com a Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC), e com mais de 100 gestores hospitalares catarinenses para anunciar que irá manter o teto da Política Hospitalar Catarinense por 90 dias.
Desde março, a AHESC e a FEHOSC trabalham fortemente na construção da PHC através do Grupo de Trabalho da Política Hospitalar Catarinense – GT-PHC, coordenado pelo Dr. Paulo Henrique Góes. Um grupo composto por 16 diretores hospitalares que representaram os mais de 200 associados das duas entidades em 30 reuniões técnicas sobre o tema.
Durante a reunião, o Secretário da Saúde, André Motta Ribeiro informou que os desafios impostos pela permanência da pandemia, a necessidade de cobertura da vacina e o enfrentamento da fila de cirurgias eletivas, fizeram com que o orçamento aprovado para 2022 esteja longe do que foi solicitado pelos hospitais. A informação repassada pelo secretário é de que, por determinação do Ministério da Saúde, o suporte de UTI será pago a partir deste mês, sendo apenas por produção (leitos ocupados), assim como o teto da PHC será mantido até o fim de março, sendo que a SES irá aditivar os contratos com os hospitais em 90 dias e os hospitais de menor porte que haviam ficado de fora da PHC receberão custeio por habilitações. O Secretário informou ainda, que os hospitais terão que manter as metas, e que os convênios de cirurgias de alta complexidade e pós operatórios de portes IV, V e VI serão discutidos num próximo encontro, bem como o número de leitos COVID-19.
Os hospitais que não estão contemplados serão avaliados caso a caso, para que todos tenham condições de trabalhar. Assim como os hospitais de alta complexidade serão chamados para que se possa discutir a diferença de valores.
Em sua fala,o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt agradeceu a oportunidade que a SES concedeu aos hospitais de fazerem parte da PHC por meio de muito diálogo, onde o Secretário ouviu diversas sugestões dos gestores e buscou atender e solucionar as demandas.
A presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz destacou que as doenças não param e os hospitais também não, enaltecendo o trabalho intenso das entidades junto aos hospitais na discussão da Nova Política Hospitalar Catarinense, agradecendo a abertura da SES e pela atenção dada às demandas apresentadas em diversas reuniões.
Uma nova reunião será agendada com o Secretário com um grupo menor de participantes para o esclarecimento de dúvidas. Motta acredita que a nova PHC será implementada em março deste ano. Ver menos