Com o objetivo de promover a integração e aproximar ainda mais as entidades AHESC-FEHOSC de seus associados, os presidentes das instituições, Maurício José Souto-Maior, pela AHESC, e Irmã Neusa Lúcio Luiz, pela FEHOSC, iniciaram hoje uma série de encontros em todo o Estado para reunir os coordenadores regionais e equipes das instituições de saúde em um momento de imersão em temas ligados ao setor. A primeira parada foi em Maravilha, no Oeste Catarinense.
Com aproximadamente 30 representantes, a reunião inaugural do projeto contou com a participação do presidente da AHESC e da presidente da FEHOSC que, em sua apresentação, destacaram o papel das instituições representativas no cenário atual, as principais ações que as entidades vêm realizando no Estado junto à CMB e FBH e elencou os principais desafios da área para os próximos anos. Para Maurício José Souto-Maior, foi uma oportunidade positiva e qualificada das entidades estarem mais perto dos hospitais: “para nós, enquanto representantes das entidades que prestam serviço ao SUS no Estado, este é um movimento necessário para reforçarmos nossas premissas de defender as unidades e buscar relatos e dados que nos ajudem neste processo e, para além disso, estreitar o nosso relacionamento com nossos associados”, disse.
Para a presidente da FEHOSC, este é “um passo importante porque dá oportunidade para o entendimento global da situação dos hospitais, ao mesmo tempo que trata de forma setorizada as demandas, que diferem de uma região para a outra, provocando um olhar cuidadoso a todos. A escuta ativa das demandas do setor e a busca unificada, no sentido de fortalecer as instituições, traz um grande benefício a todos, pois vai ao encontro de soluções”.
O intuito da ação é estar mais próximo às unidades de saúde e debater, junto aos seus representantes, soluções e estratégias para sanar os principais pontos de atenção junto às interlocuções, principalmente na esfera administrativa e gerencial.
Seguindo a agenda de encontros regionais, o próximo destino será a cidade de Lages, amanhã, a partir das 14h.