As entidades AHESC-FEHOSC promoveram, na manhã de hoje, um momento importantíssimo para os hospitais prestadores de serviço ao SUS no Estado. Foi realizado, em Brasília, um café com senadores e deputados federais da bancada catarinense para discutir as propostas que tramitam na esfera federal e buscar apoio às pautas de Saúde em Santa Catarina.
Na solenidade de abertura, a presidente da FEHOSC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, o presidente da AHESC, Maurício José Souto-Maior, e o diretor-executivo das entidades, Alciomar Marin, agradeceram a presença das autoridades e enfatizaram a importância e a força dos deputados e senadores catarinenses diante das discussões e votações de temas ligados à saúde, que são de extrema atenção, já que os hospitais prestadores são responsáveis por mais de 70% dos atendimentos no Estado.
“Este momento é engrandecedor para as nossas entidades, pois estamos aqui junto a vocês pela mesma causa, que é proporcionar melhorias no sistema de saúde do nosso Estado, que vem sofrendo prejuízos financeiros preocupantes por diferentes fatores. Ficamos muito agradecidos às autoridades presentes porque a preocupação dos parlamentares reflete a nossa e, como entidades, buscamos cumprir nosso propósito que é defender nossas instituições para um bem maior, que é a saúde dos catarinenses”, disse a presidente da FEHOSC, Irmã Neusa Lúcio Luiz.
O presidente da AHESC, Maurício José Souto-Maior, ressalta a importância do evento: “para nós, enquanto entidades, estes momentos são enriquecedores porque temos, como sempre tivemos, um canal aberto ao diálogo com nossos representantes federais em Brasília. A pauta é uníssona e em prol do mesmo objetivo. Os deputados e senadores têm papel fundamental nas tramitações e sempre nos apoiaram pois entendem as necessidades do nosso Estado, e a saúde é prioridade”.
Estiveram presentes os senadores Jorge Seif e Ivete da Silveira, e os deputados Caroline De Toni, coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Daniela Cristiana Reinehr, Ana Paula de Souza Lima, Jorge Goetten, Pedro Uczai e Zé Trovão, além de convidados. Este presente também o assessor jurídicos das entidades, dr. Paulo Henrique de Assis Góes.
Os deputados e senadores enfatizaram o trabalho desenvolvido pelas entidades AHESC-FEHOSC, ressaltando a importância das instituições frente aos projetos e a luta por melhores condições aos hospitais prestadores de serviço ao SUS.
A deputada Caroline De Toni, deputada federal e coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, falou sobre os trabalhos em prol das unidades hospitalares: “Quero enfatizar o trabalho efetivado pelas entidades filantrópicas, que não visam o lucro, mas visam justamente dar essa dignidade, esse restabelecimento daquilo que é a coisa mais importante que a gente tem, que é a nossa saúde. Quero parabenizar os trabalhos que os senhores realizam, muitos em caráter voluntário, dando a sua própria vida, como as irmãs, que muitas vezes dão a vida para administrar e gerir junto à equipes técnicas essas unidades para promover esse atendimento da nossa população”, disse.
As entidades AHESC-FEHOSC reconhecem e honram, da mesma forma, o trabalho dos parlamentares em defesa da saúde de Santa Catarina, e agradecem a receptividade dos pleitos apresentados e participação no processo de diálogo com o setor hospitalar, colocando-se integralmente à disposição para construção das melhorias necessárias em prol da saúde dos catarinenses.