Os presidentes da AHESC e FEHOSC, Altamiro Bittencourt e Ir. Neusa L. Luiz, acompanhados da diretora da AHESC, Maristela Meneghel, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 29 de julho, no Ministério da Saúde, com o coordenador do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Dr. Rafael Bernardon Ribeiro, para discutir a Política de Saúde Mental. Na oportunidade, os presidentes relataram as principais dificuldades dos hospitais, questionando a possibilidade de aumento dos leitos psiquiátricos.
As entidades relataram que os leitos cadastrados na Política recebem um incentivo mensal relativamente baixo, buscando saber qual o interesse do Ministério da Saúde para a habilitação desses leitos. O coordenador informou que o Ministério da Saúde tem como prioridade a habilitação de novos leitos de psiquiatria, devido à defasagem e ao aumento da demanda. Orientou que os hospitais devem realizar o cadastro no SAIPS, nas abas de Incentivo de Investimento para Apoio à Implantação do Serviço de Saúde Mental; e Habilitação de Leitos.
Ribeiro também informou que o MS estuda a possibilidade de oferta de valores adicionais, pois reconhece que os valores repassados atualmente para a diária são baixos, e não cobrem as despesas de um leito de psiquiatria.
As entidades AHESC e FEHOSC convidaram o coordenador do CGMAD para uma reunião online com a participação de diretores hospitalares e a Secretaria de Estado da Saúde, para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema. O convite foi prontamente aceito. A reunião por videoconferência será agendada para a última semana de agosto.