A Presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina – FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz e a assistente administrativo da Federação, Marcia Fávero Hermes, participaram do CMB Online, nesta quinta-feira, 02 de junho. O evento virtual, organizado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos – CMB, contou com o lançamento da nova plataforma do Fundo Nacional de Saúde – FNS, “InvestSUS” – que possui a funcionalidade de contratação de créditos com a garantia dos recebíveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
O CMB Online contou com a explanação do diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde – FNS, Dárcio Guedes Júnior, que apresentou o InvestSUS, criado para atender as necessidades dos prestadores dos serviços do SUS em uma única ferramenta de gestão de recursos federais repassados ao SUS nos municípios, estados e prestadores de serviços do SUS. O objetivo da plataforma é unificar unificadas as informações para agilizar e facilitar a gestão orçamentária e financeira da Saúde Pública.
Outra grande novidade da plataforma é que ela contempla a modalidade “consignados”. Dessa forma, tanto a contratação do consignado, quanto de qualquer outro serviço do Fundo se torna mais ágil, transparente e informativa, como a possibilidade de acesso a crédito e bancos credenciados, por exemplo. Além disso, também oferece uma visão ampla dos envolvidos no processo de concessão de crédito por meio do empréstimo consignado.
As funcionalidades do InvestSUS permitem verificar e atualizar cadastros das entidades junto ao Fundo Nacional de Saúde; acompanhar o andamento das propostas; saldos de contas do fundo de Saúde; ter informação de todos os repasses efetuados pelo FNS; recursos disponíveis; banco de projetos; devolução de recursos; domicílios bancários; relatório anual de gestão e a execução de recursos para a manutenção, obras e equipamentos; com o objetivo de fornecer todas as informações para uma gestão ampla e segura.
A nova plataforma “InvestSUS” pode ser acessada pelo Portal da FNS ou diretamente no endereço investsus.saude.gov.br , sendo que nos próximos 30 dias os gestores podem sugerir melhorias para a ferramenta, antes da publicação da portaria e de sua consolidação definitiva.
O Fundo Nacional de Saúde se colocou à disposição dos hospitais para prestar assistência e dar o apoio necessário com relação a dúvidas, e para auxiliar na evolução de uma plataforma ideal para os seus usuários.
O vídeo do CMB Online com a apresentação detalhada do portal, pode ser acessado pelos gestores hospitalares no canal do YouTube da CMB https://youtu.be/WSeA31vaL6k