Na quarta-feira, 1º de setembro, dia que marca o início de um mês especial de prevenção ao suicídio, a presidente da FEHOSC, Ir. Neusa L. Luiz, e o diretor da AHESC, Fábio Lunkes, acompanhados da gerente de Enfermagem do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, Michele Fernandes, foram recebidos pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Mental do Hospital Santa Luzia de Ponte Serrada, considerado referência na região. A visita foi guiada pela assistente social e coordenadora da equipe, Laísa Mendes, e pelo médico clínico geral, Dr. Erick Takahashi.
A enfermeira, responsável técnica pela ala de Saúde Mental do Hospital, Luana Dondé, informou que a clínica possui 30 leitos de Saúde Mental para pacientes do sexo feminino e masculino, a partir dos 16 anos de idade, e que o trabalho envolve o tratamento de transtornos de saúde mental e de dependências químicas, como álcool, cigarro e drogas.
A clínica aderiu à Campanha de Saúde do Estado de Santa Catarina, e segue os protocolos do INCA e da Secretaria de Estado da Saúde, atuando com uma equipe multidisciplinar composta por um médico psiquiatra, um clínico geral, duas psicólogas, terapeuta ocupacional, educador físico, assistente social, uma equipe completa de enfermagem com técnicos e enfermeiros, e também conta com o suporte de monitoria de serviços gerais, apoio farmacêutico e nutricionista, possibilitando que os pacientes sejam tratados de forma integrada. A unidade atua com Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), onde o tratamento deixa de ser puramente medicamentoso, passando a ter equilíbrio entre terapia e medicamentos.
A clínica trabalha com 95% dos tratamentos e internações pelo SUS, mas também está capacitada e habilitada para atender planos de saúde e convênios. “Normalmente, trabalhamos de 99 a 100 por cento de ocupação, pois houve um aumento considerável nos casos de transtorno mental e de desintoxicação com o surgimento da pandemia”, ressalta Luana.
Os atendimentos são realizados de forma individual, como também em grupos. Em casos específicos são realizados trabalhos em conjunto com o município de origem, envolvendo o paciente, a família e a equipe, tendo em vista o zelo pela contra-referência em casos de pacientes de alta.
A clínica foi toda reestruturada nos últimos dois anos, com a contratação de novos profissionais, a ampliação de carga horária, a modificação do cronograma de atividades diárias, que vai das 6h até às 22h, auxiliando no tratamento do paciente para que ele possa retornar à sociedade e exercer suas atividades normais.
A equipe vem buscando apoio para falar da importância do tema Saúde Mental, que ainda é considerado tabu na sociedade. Durante este mês, a unidade está fortemente engajada na campanha do Setembro Amarelo, que trata de prevenção e orientação ao risco suicida.
A equipe se coloca à disposição para contribuir com sugestões para o avanço no que diz respeito à Saúde Mental de Santa Catarina.
Compõem a equipe multidisciplinar do Hospital Santa Luzia:
Enfermeira Responsável Técnica: Luana Dondé
Monitora: Dirlei Lazaretti
Médico Clínico Geral: Dr. Erick Takahashi
Médico Clínico Geral: Dr. Delcio Castagnaro
Médico Psiquiátrica: Dr. Lírio Barreto
Psicóloga: Rosa Bordignon
Psicóloga: Alessandra Fischer
Assistente Social: Laísa Mendes
Terapeuta Ocupacional: Patricia Queiroz
Educador Físico: Mateus Macedo
Assistente Social: Laísa Mendes
Equipe de Técnicos em Enfermagem: Viviane, Juceli, Kaory e Silvana
Serviços Gerais: Sirlei Graminho