Buscando equalizar as demandas da Secretaria de Estado da Saúde e as necessidades das unidades hospitalares, ocorreu no início da noite de hoje, em Florianópolis, uma reunião entre os presidentes da AHESC, Maurício José Souto-Maior, a presidente da FEHOSC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, e o assessor jurídico das entidades, Dr. Paulo Henrique de Assis Goes, com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. O objetivo foi buscar entendimento e soluções para o equilíbrio financeiro dos hospitais associados aliado ao plano do governo de alavancar as cirurgias eletivas.
Os presidentes das entidades expuseram à secretária as principais dificuldades e discutiram a distribuição dos aportes às unidades. A secretária pontuou a necessidade de cumprimento das metas quali-quantitativas e reforçou a demanda de equiparar o auxílio entre as unidades em relação aos custeios por meio de convênio.
A secretária sugeriu a criação de um grupo de trabalho (GT) para que os representantes das entidades para este GT, que serão nomeados em momento posterior, levem pessoalmente à mandatária da pasta os números que refletem a realidade dos hospitais que prestam serviços ao SUS, principalmente no que diz respeito aos custos da operação, de forma a reduzir os impactos do mercado em relação à RH, insumos e infraestrutura.
Os presidentes solicitaram uma reunião online, na próxima semana, com os diretores dos hospitais associados, para esclarecer os novos contratos e termos aditivos referentes ao mutirão de cirurgias eletivas – Federal e Estadual. A secretária concordou e se comprometeu a apresentar data e horário.
A presidente da FEHOSC, irmã Neusa Lúcio Luiz, afirmou que “a criação deste comitê reforça a importância da discussão deste tema dentro da SES, pois as decisões refletem diretamente no trabalho das unidades”.
O presidente da AHESC, Maurício Souto-Maior, avaliou como positivo o encontro: “o que nos estimula é o diálogo construtivo e a proposição de soluções para que o serviço permaneça sendo realizado”, disse.